Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a ultrassonografia é um importante exame de avaliação das mamas, utilizado principalmente para caracterizar alterações palpáveis ou detectadas na mamografia.
A ultrassonografia das mamas também auxilia no rastreamento do câncer mama quando complementar à mamografia no grupo de mulheres com mamas densas.
É importante reforçar a diferença entre a ultrassonografia da mama e a mamografia. Enquanto o primeiro exame é um método que auxilia no diagnóstico de diversos tipos de lesões que podem surgir nas mamas, a mamografia é o principal exame de rastreamento do câncer de mama. O ultrassom da mama não substitui a mamografia, mas serve para complementar e detalhar o seu diagnóstico.
A ultrassonografia das mamas é um exame não invasivo, realizado por um médico especialista em radiologia. Esse é um exame indolor, que dura em média 15 minutos, podendo variar a depender do tamanho das mamas do paciente. Durante o exame é comum o especialista fazer algumas perguntas ao paciente, entre elas, se há algum nódulo perceptível. Em casos de resposta positiva, será dada uma atenção maior para a região indicada. Entretanto, ambas as mamas são totalmente avaliadas durante o exame, e a depender do pedido médico, pode incluir também uma avaliação das axilas.
As principais indicações da ultrassonografia das mamas exame são:
- Avaliação de nódulos caracterizados à mamografia para diferenciar seus conteúdos
- Avaliação das assimetrias focais observadas à mamografia, pesquisas de abcessos ou coleções líquidas pós cirúrgicos e avaliação da integridade dos implantes mamários
- Método preferencial para orientação de procedimentos intervencionistas percutâneos como punções por agulha fina e biópsias de fragmento por agulha grossa, desde que estas lesões sejam visualizadas ao ultrassom (Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia)