A pandemia de Covid-19 associada a um novo surto de gripe tem gerado preocupação na população e também nas autoridades.
A diferenciação dos casos sem testagem é difícil, pois ambas são doenças respiratórias com sintomas semelhantes e ainda há a possibilidade de coinfecção, ou seja, já existem relatos de pacientes que foram acometidos pelas duas doenças ao mesmo tempo.
Se, por um lado, há bastante preocupação com os surtos que enchem as emergências e postos de saúde, por outro lado, há muita certeza a respeito dos métodos mais efetivos para prevenir essas doenças, independentemente de elas aparecerem juntas ou separadas. Para não te deixar esquecer, vamos relembrar algumas orientações básicas de proteção que todos precisam ter contra a transmissão viral:
- Lave suas mãos frequentemente ou use o álcool em gel 70%;
- Mantenha o distanciamento social. Essa é uma estratégia importante principalmente quando falamos em indivíduos assintomáticos, que por não saberem ser portadores da doença, não estão em isolamento;
- Evite aglomerações. Esse não é um momento para excessos. Previna-se e siga as recomendações das autoridades de saúde locais;
- Use a máscara de proteção sempre que sair de casa. Ela atua como uma barreira físicas, diminuindo sua exposição e o risco de infecção.
A pandemia ainda não acabou. O surto de gripe é uma realidade, mas com a colaboração de todos logo mais venceremos essa batalha. Faça a sua parte. Os cuidados devem continuar!