Desde 2014, a Campanha Janeiro Branco vem servindo como plataforma simbólica a partir da qual os indivíduos são convidados a pensarem sobre as suas vidas.
É de fundamental importância parar um momento e pensar nas suas condições sociais e psicológicas, seus relacionamentos pessoais e profissionais, bem como a respeito dos sistemas de crenças que possuem, os sentidos que atribuem às suas vidas, os propósitos aos quais se dedicam, a qualidade de suas emoções, sentimentos e relações.
Em tempos de profundo adoecimento emocional da humanidade (depressão, suicídio, agressividade, ansiedade, individualismo), uma campanha dedicada à promoção de saúde mental e à educação emocional dos povos revela-se como um serviço de utilidade pública em nome do bem-estar.
Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia da Covid19 multiplicam-se em todo o mundo e suas conclusões revelam que a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental ao mesmo tempo que a procura por esses mesmos serviços se intensificou. No Brasil, pesquisas apontam que 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional piorou ou piorou muito durante a pandemia. Outro estudo encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, concluiu que 53% dos brasileiros achavam que sua saúde mental “tinha piorado bastante no último ano”. Em um recente estudo realizado pela FIOCRUZ e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo.
Nesse sentido, é importante conhecer uma lista de atitudes e de condições diretamente relacionadas a vidas com mais saúde mental. Vamos por em prática?!
- Prática de exercícios físicos
- Práticas de hobbies terapêuticos
- Qualidade de vida
- Contato com a natureza
- Autonomia mental
- Vínculos sociais profundos
- Sentidos próprios de vida
- Autoconhecimento
- Estar aberto a novos conhecimentos
- Espiritualidade saudável (Fonte: www.janeirobranco.com.br)
Não hesite em buscar ajuda profissional se você perceber que não está conseguindo lidar sozinho com as suas emoções. Todo cuidado conta e a saúde mental importa, sim!
*O conteúdo desse post fazem parte do material oficial da Campanha Janeiro Branco e está disponível para download em https://drive.google.com/drive/folders/1rcIY-yLwP5Df-YSJDiu0m-814tRsjnR5. Para mais informações, visite janeirobranco.com.br e @janeirobranco