O câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, 6.596 mortes ocorreram em 2019 (último dado disponibilizado) e no ano passado estimativas indicavam mais 16mil novos casos no país. No mês de janeiro, a cor verde alerta para a prevenção e a detecção precoce desse tipo de câncer.
O câncer de colo do útero é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa a doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau e são tratáveis e curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
A Sociedade Brasileira de Cancerologia alerta para alguns fatores que aumentam o risco da contaminação pelo HPV:
- Início precoce da atividade sexual
- Múltiplos parceiros sexuais
- Tabagismo
- Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais
Para a SDC a prevenção primária do câncer deve ser feita com o uso de camisinha nas relações sexuais. Mas a prevenção mais efetiva está na vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacinação e a realização do exame preventivo Papanicolau se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer (Fonte: Sociedade Brasileira de Cancerologia)
Cuide bem de si mesma mulher! Procure seu ginecologista regularmente. Ele é o profissional que irá reconhecer sinais suspeitos e adotar a conduta ideal para o cuidado da sua saúde.