O rastreamento mamográfico consiste em realizar a mamografia anualmente em mulheres a partir dos 40 anos de idade.
Se o câncer de mama já acometeu sua família, você tem maior risco de ter a doença, principalmente se sua mãe ou irmã já tiveram. Neste caso, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade. Mas, a maioria das mulheres que tem câncer de mama (até 85% dos casos) não tem histórico familiar da doença. Portanto, faça sua mamografia de qualquer maneira.
A mamografia utiliza raios X para formar a imagem da mama. Essa imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, após a mama ser comprimida entre duas placas. É muito importante mencionar que o risco associado à exposição a radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício que pode ser obtido.
A mamografia é um exame muito rápido que pode provocar dor em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual. Embora seja uma dor bastante tolerável, para evitar ou minimizar o desconforto provocado pelo exame prefira agendar sua mamografia quando suas mamas estiverem menos sensíveis, ou seja, não marque a mamografia poucos dias antes da menstruação.
Uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físico para manter uma vida saudável podem diminuir o risco para câncer de mama, mas não o elimina completamente, por isso é muito importante que toda mulher realize esse exame anualmente (Fonte: Oncoguia)