O fator de risco é algo que afeta sua chance de adquirir alguma doença como o câncer. 

Diferentes tipos de câncer apresentam diferentes fatores de risco. Embora os fatores de risco possam influenciar o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente a doença. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolverão um câncer, enquanto outros, sem fatores de risco conhecidos poderão fazê-lo.

Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de próstata tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença.

Conheça os principais fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:

  • Idade – O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
  • Histórico Familiar – Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos de idade têm maior risco de também desenvolverem a doença.
  • Obesidade e Sobrepeso –Alguns estudos mostraram que homens obesos têm um risco maior de contrair um câncer de próstata mais agressivo, ou seja, de crescimento mais rápido.
  • Raça – O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças (Fonte: Instituto Oncoguia e Instituto Nacional do Câncer)

 

O diagnóstico precoce é importante para todos. Só ele possibilita que as chances de cura cheguem a até 90%. Não adie mais a sua visita ao urologista. Prevenção sempre será a melhor forma de se cuidar!