O dia 09 de dezembro foi instituído como Dia da Criança Especial.
A data tem por objetivo voltar a atenção da sociedade para as crianças que possuem algum tipo de necessidade especial a fim de melhorar sua qualidade de vida e ajudar no seu desenvolvimento.
Quando nos referimos a crianças especiais, falamos de crianças que nasceram com alguma má formação genética ou que sofreram alguma alteração durante o parto. Em resumo, fazem parte deste grupo crianças com diagnóstico de autismo, deficiência mental, auditiva ou visual, Síndrome de Down e outras síndromes menos conhecidas, mas que também interferem no relacionamento das crianças com a sociedade.
As crianças com necessidades especiais, bem como toda criança, têm garantidos por lei direitos essenciais como direito à vida, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, e é dever de todos assegurar que tais direitos sejam cumpridos.
Ter uma criança com necessidades especiais na família é um grande desafio, porém é também uma grande oportunidade de aprender mais sobre a vida e muitas outras coisas que jamais pararíamos para nos atentar em outras circunstâncias. Entenda a diversidade como algo positivo! Vamos aproveitar esta data para acabar com o preconceito e incluir todos os pequenos na nossa sociedade.