A atividade física é essencial para prevenir e reduzir o risco de muitas doenças, e além de melhorar a saúde física também impacta diretamente na saúde mental.
As atividades físicas contribuem para uma vida mais saudável e em equilíbrio, uma vez que possibilitam a diminuição do nível de estresse e reduzem a depressão e a ansiedade. Nesse dia em que celebramos o Dia Mundial da Atividade Física, separamos 5 motivos para você deixar o sedentarismos de lado e começar a se mexer. E aí, vai continuar parado?!
- Redução do risco de doenças cardiovasculares – A falta de atividade física favorece o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que compromete o funcionamento do coração e pode levar ao infarto, além do risco de provocar acidente vascular cerebral e trombose.
- Promoção do bem-estar e relaxamento – A atividade física também promove o aumento dos níveis de neurotransmissores, como a serotonina, que auxilia na regulação do humor, apetite e sono e também está associada à sensação de relaxamento.
- Controle da ansiedade – A prática regular de atividade física pode reduzir em até 60% os riscos para desenvolvimento da ansiedade.
- Melhora das habilidades de socialização – As atividades físicas favorecem a socialização, a partir do aumento da autoestima e da confiança, além de promover uma melhora da regulação emocional, especialmente aquelas que podem ser praticadas em grupo.
- Ajuda no controle de peso – A prática regular de exercícios físicos reduz o peso corporal, melhora o perfil lipídico, estimula a resposta termogênica do organismo e aumenta o gasto calórico do corpo durante e também após a prática do exercício (Fonte: Ministério da Saúde)
Convide um amigo ou familiar para te motivar a ser mais ativo fisicamente e comece hoje!! Não precisa esperar a próxima segunda-feira chegar. Mexa-se!! Manter uma rotina de exercícios só trará benefícios à sua saúde.
*O conteúdo desse post faze parte do Guia de Atividade Física para a População Brasileira do que está disponível para download em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_ brasileira.pdf. Para mais informações, visite o site https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar