Quando falamos de câncer, inevitavelmente falamos da importância do diagnóstico precoce. Mas você sabe de fato o que isso significa e qual a sua importância?
O diagnóstico precoce de qualquer doença consiste em um acompanhamento com realização de exames periódicos com o objetivo de identificá-las o mais cedo possível. Para falar de diagnóstico precoce podemos pensar na seguinte analogia: se você percebe um pequeno foco de incêndio e consegue apagá-lo logo, provavelmente, não terá grandes prejuízos. Mas se o incêndio não for percebido no princípio, o fogo irá crescer, se alastrar e os danos poderão ser incontroláveis. Quando pensamos na nossa saúde, podemos dizer o mesmo: o que é diagnosticado rapidamente, de forma precoce e em estágio inicial, é muito mais fácil de ser tratado, possivelmente curado e com menos danos ao paciente.
A descoberta de doenças em estágio inicial está diretamente ligada à realização de exames de rotina e o acompanhamento periódico da saúde do paciente com fatores de risco. Em casos de câncer, os exames podem ser clínicos, laboratoriais ou de imagem.
Estimativas da Organização Mundial de Saúde em 2020 demonstraram que, anualmente, são contabilizados mais de 19 milhões de novos casos de câncer no mundo inteiro, com cerca de 10 milhões de mortes, no mesmo período, decorrentes da doença. No Brasil, esses números podem ultrapassar os 600 mil, um número absurdamente alto se pensarmos que cerca de 50% dos casos de neoplasia poderiam ser prevenidos e evitados pelo diagnóstico precoce (Fonte: Instituto Nacional do Câncer)
Fique atento aos sinais do seu corpo. Realize consultas de rotina com um profissional da saúde e faça seus exames periodicamente.