Surtos de gripe acontecem principalmente no outono e inverno, períodos em que a circulação do vírus influenza costuma aumentar.

Agora, a doença aparece em um momento atípico, e a suspeita dos especialistas é que isso esteja ocorrendo devido a baixa cobertura vacinal contra o vírus em 2021 e o relaxamento das medidas de controle a circulação do coronavírus, favorecendo a propagação de todos os vírus respiratórios.

A nova gripe causada pelo H3N2 provoca sintomas já bem conhecidos: tosse, coriza, garganta inflamada, febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e fraqueza. A recomendação dos especialistas para quem apresenta esses sintomas é fazer repouso, ter boa alimentação e se manter hidratado, além de usar medicamentos para amenizar as dores no corpo e a febre. Mas fique alerta: em casos graves, com falta de ar ou febres muito altas procure ajuda médica imediatamente.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. No entanto, para amenizar os sintomas dessa doença e também para se prevenir dela, nossa nutricionista Samantha Antunes  disponibilizou uma receita super fácil de um xarope caseiro que vai te ajudar a passar por esse mal estar. Confere aí!

  • Ingredientes:
  • 1/4 de rapadura picada
  • 200ml de água
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 colher de sopa de açafrão em pó

 

  • Modo de Preparo:
  • Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo para ferver até derreter a rapadura totalmente. Espere o preparo esfriar, coe e guarde num frasco de vidro limpo na geladeira. Antes de consumir, retire da geladeira e aguarde chegar à temperatura ambiente.

 

A sugestão da nossa nutricionista para o consumo do xarope é tomar 1 colher de sobremesa (10ml), duas vezes ao dia, para o tratamento de gripes e resfriados ou tomar 1 colher de sobremesa (10ml), uma vez ao dia, para prevenção. Uma excelente opção também é consumir o xarope no chá de limão. Basta adicionar 1 colher de sobremesa (10ml) de xarope em 200ml de chá.

Se cuide! Se proteja! A vacinação contra a influenza continua nas unidades básicas de saúde do município. Verifique se você faz parte do grupo prioritário e não deixe de se vacinar. Faça a sua parte!