A Covid-19, a gripe e o resfriado são infecções virais que afetam o sistema respiratório e podem apresentar sintomas muito semelhantes, o que faz com que muitas vezes sejam confundidas.

Saber reconhecer os principais sintomas de cada uma dessas infecções é extremamente importante não só para determinar os cuidados ao paciente, mas também para estabelecer medidas de isolamento de contato.

Enquanto a Covid-19 é provocada pelo novo coronavírus, a gripe é provocada pelos vírus da família influenza e o resfriado provocado mais comumente pelo rinovírus, adenovírus ou parainfluenza, todos esses vírus são transmitidos por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada para outras pessoas. Embora os sintomas dessas doenças sejam bastante semelhantes: tosse, dor de garganta, mal-estar, dores no corpo e cansaço, geralmente a evolução do quadro clínico é um bom sinalizador e pode ajudar a diferenciar o tipo de infecção.

  • Covid-19 – a evolução da Covid-19 geralmente é gradual, com agravamento do quadro após o 5°/8° dia. Outro diferencial importante da doença é a falta de ar e perda do olfato/paladar, muito comum em pessoas infectadas pelo coronavírus, mas rara nos demais casos.
  • Gripe – a gripe é uma infecção respiratória aguda, que surge de um dia para outro com sintomas fortes, como febre alta, dores articulares e intenso mal-estar.
  • Resfriado – possui evolução lenta e os sintomas são mais leves, como febre baixa, coceira no nariz e irritação nos olhos e garganta por exemplo. Essa é uma infecção respiratória que costuma melhorar em poucos dias. (Fonte: Ministério da Saúde)

 

Procure avaliar a intensidade e evolução dos sintomas nos primeiros dias. Mas não esqueça: em qualquer caso, é sempre aconselhável procurar um médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Evite a automedicação e previna-se! Mantenha todas as precauções: higienize as mãos frequentemente, use máscara, evite aglomerações e pratique o distanciamento social. Faça a sua parte!