O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alertas para a realização dos exames que podem detecta-lo em estágio inicial, muitos homens ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento por preconceito.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados em 2021 com aumento de 10% da mortalidade em 5 anos. A falta de informação, o preconceito e a vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos e indolores, mas fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90% (Fonte: SBU)
O Novembro Azul é um movimento que tem por objetivo levar informação à população e promover uma mudança de comportamento nos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). O câncer de próstata é uma doença de evolução silenciosa, e só o diagnóstico precoce é capaz de encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor tratamento e chances de cura (Fonte: Instituto Lado a Lado)
O Hospital Andro, referência em urologia há 24 anos, apoia essa causa e, ao longo do mês, trará esclarecimentos sobre o tema com o objetivo de disseminar informações sobre fatores protetores e a detecção precoce do câncer de próstata. Não tenha preconceito com a sua saúde. Quem se cuida aproveita a vida muito mais!