Endoscopia é no Hospital Andro! 

A endoscopia digestiva alta consiste na análise da mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado com o auxílio de um endoscópio, equipamento que contém uma lente, luzes e um canal que o médico utiliza para realizar o exame. Durante o procedimento, o médico pode retirar tecidos para posterior biópsia e até mesmo extrair pequenos tumores, dispensando, nesses casos, a necessidade de cirurgia. O exame também atua de maneira preventiva quando realizado de forma precoce, a fim de detectar anormalidades no sistema gástrico.

  • Para que serve a endoscopia?

A endoscopia digestiva alta permite o diagnóstico direto de algumas patologias do trato digestivo alto como esofagites, gastrites, duodenites, pólipos, úlceras, tumores e hérnia de hiato além de ajudar na complementação diagnóstica de várias outras patologias como o câncer.

  • Qual o preparo necessário para realizar uma endoscopia?

Para realizar uma endoscopia digestiva alta é preciso seguir algumas orientações que serão passadas ao paciente antes do dia do procedimento. Sem esse preparo, o procedimento pode ser suspenso, por isso é muito importante esclarecer todas as suas dúvidas durante as orientações. Algumas recomendações são:

  1. Evitar o uso de esmaltes, principalmente os escuros
  2. Não utilizar batom e evitar o uso de roupas apertadas e calçados com salto,
    pois isso facilitará o deslocamento do paciente após o exame
  3. Jejum absoluto de 8 horas
  4. Não ingerir bebida alcoólica

 

  • Como é feita a endoscopia?

A endoscopia digestiva alta é realizada em regime ambulatorial, porém é necessário o uso de sedação. A sedação tem por objetivo dar conforto ao paciente durante o exame. Assim, é imprescindível a presença de um acompanhante maior de 18 anos.
Durante o exame, o endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, até chegar ao duodeno. Nesse trajeto são capturadas imagens, que são transmitidas em tempo real por uma máquina. Algumas lesões podem ser tratadas ou removidas na hora, sem ser necessário procedimento cirúrgico no futuro (Fonte: Federação Médica Brasileira)

Aqui no Hospital Andro contamos com diversos especialistas habilitados para realizar seu diagnóstico e tratamento de forma segura e precisa. Conheça nossos especialistas e conte com a gente para cuidar de você! 

  • Segundas-feiras pela manhã – Dra. Carolina Santos 
  • Terças-feiras pela manhã – Dra. Allana Andrade
  • Quartas-feiras pela manhã – Dra. Camile Prates
  • Quintas-feiras pela manhã – Dra. Widma Caitité
  • Sextas-feiras pela manhã – Dra. Daniela Sanches