Você sabe o que é Sepse?

O Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro de cada ano, é uma oportunidade para que as pessoas se unam na luta contra essa doença, responsável por pelo menos 11 milhões de mortes, anualmente, em todo o mundo.

A sepse é um conjunto de manifestações graves produzidas por uma infecção e embora seja muito conhecida como infecção generalizada, a sepse, na verdade, não é uma infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, mas que provoca em todo o organismo uma resposta inflamatória na tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente e esse quadro é conhecido como disfunção ou falência de múltiplos órgãos.

Mas afinal, quem tem mais risco de adquirir sepse?

  • Bebês prematuros e crianças com menos de um ano
  • Idosos acima de 65 anos
  • Pacientes com fizeram uso de medicamentos que afetam as defesas do organismo
  • Pacientes com doenças crônicas
  • Usuários de álcool e drogas
  • Pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres ou sondas
  • Mas, atenção: qualquer pessoa pode ter sepse!

 

Embora não existam sintomas específicos, todas as pessoas que estão passando por uma infecção e apresentem febre, aceleração dos batimentos do coração, respiração mais rápida, fraqueza intensa e tonturas e pelo menos um dos sinais de gravidade, como pressão baixa, diminuição da quantidade de urina, falta de ar, sonolência excessiva ou confusão mental, devem procurar imediatamente o seu médico ou um serviço de emergência (Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde)

O Hospital Andro, segue todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa e investe em conhecimentos e práticas que podem contribuir ainda mais para a segurança dos seus pacientes.

Se você estiver por aqui esta semana, não deixe de participar da ação promovida pelo nosso Núcleo de Segurança do Paciente para alerta e conscientização de todos sobre a sepse. Confira as fotos da ação clicando aqui!